Bem vindo a portal rock press 21 anos!
  Olá Anônimo!
Busca  
playlist: James Joyce
Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2005 (16:33:20)


Quer saber quem tem canções sobre a obra de James Joyce, parte de nossas leituras de cabeceira em Rock Press? Muita gente boa, por exemplo Syd Barrett, Foetus, Beatles, Dream Theater e Lou Reed. Baixe pela internet já e confira se nesse caso a influência não é sinônimo de qualidade...
Por Löis Lancaster





“Golden Hair” - Syd Barrett

Composta exclusivamente do poema V da coletânea Chamber Music (Música de Câmara, primeiro trabalho publicado de Joyce, quando ele ainda preferia se dedicar à poesia em detrimento da prosa), a letra despenca em cachos da voz manso-enlouquecida em cima de um acústico violão. Do álbum The Madcap Laughs, 1969.

Trecho da letra:

"Lean out of the window,
Goldenhair,
I heard you singing
A merry air."

“The Sensual World” - Kate Bush

Kate musicou todo o trecho final do monólogo feminino mais famoso da literatura, o capítulo final de Ulysses, "Penelope". Mas por razões de direito autoral, não pôde usar essa letra na gravação do álbum The Sensual World, de 1989. Em mais uma prova de mestria, modificou a letra, mantendo o clima ao mesmo tempo onírico, sutil e forte do capítulo. Ecos de música irlandesa tradicional arrepiam a espinha no refrão. A partir de um single, Jenn Turney acrescentou os vocais originais numa versão lendária, que (reza a lenda) circula na internet.

Trecho da letra refeita:

"Off of Howth Head and into the flesh, mmh, yes,
He said I was a flower of the mountain, yes,
But now I've powers o'er a woman's body - yes.
Stepping out of the page into the sensual world."

“My House” - Lou Reed

Tirada do álbum The Blue Mask, a música é uma triste e bela homenagem de Lou a Delmore Schwartz, um poeta que ele considerava seu "pai espiritual", assim como em Ulysses Leopold Bloom é para Stephen Dedalus. E essa referência é explícita na música:

"Delmore, I missed all your funny ways
I missed your jokes and the brilliant things you said
My Dedalus to your Bloom
Was such a perfect wit
And to find you in my house
Makes things perfect"

“Rejoyce” - Jefferson Airplane

Essa vem do psicodelismo lisérgico do álbum After Bathing at Baxters, de 1967. O disco todo é excelente, cheio de jams inspiradas e alegremente caósmicas. O trecho que tem esse nome vem da faixa n° 3, "Hymn to an Older Generation", e inclui:


"Mulligan stew for Bloom,
The only Jew in the room
(...)
Molly's gone to blazes,
Boylan's crotch amazes
Any woman whose husband sleeps with his head
All buried down at the foot of his bed."

O que vem, gostaria que fosse óbvio, aludir a vários personagens de Ulysses em situações características. Mulligan é o amigo urso de Stephen, fazendo troça de Bloom para ele na biblioteca. Molly trai Bloom (que tem o costume de dormir com ela com a cabeça para os pés da cama, em posição inversa à de Molly) com Blazes Boylan, seu empresário no show business. Aliás, isso nos remete a


“O-bla-di, O-bla-da” - Beatles

Seria interessante mudar todo o resto dessa música para adaptá-la plenamente à alusão feita a Molly ("Molly is the singer in a band") no segundo verso. Vocês podem dizer que é pouco para remeter ao Ulysses, mas como prefiro histórias ácidas a açucaradas, acabo gostando mais da canção ao pensar que o "home sweet home" da moça com Desmond (nome semelhante a Leopold) é uma ironia para o tipo de casal que Joyce retrata.


“Firewater” - Foetus

A banda Foetus tirou seu nome da palavra que Stephen considera estranha e mórbida em A Portrait e, como se essa referência não bastasse, na música "Firewater", do álbum Hole, um trecho do capítulo em Ulysses onde Stephen analisa o mar é citado:


"The snotgreen sea, the scrotumtightening sea."

Foetus é uma banda legal, que gosta de brincar com as palavras em suas letras e com os sons em suas músicas. Vale muito a pena escutar.


“Eve e Six o´Clock” - Dream Theater

Kevin Moore, tecladista da prog-metal band Dream Theater, é um joyceano de carteirinha e não deixa ninguém esquecer disso quando na música instrumental "Eve" enxerta trechos gravados de declamações de A Portrait of the Artist as a Young Man (Retrato do Artista Quando Jovem, primeiro romance de Joyce e estréia do personagem Stephen Dedalus) durante os shows da banda. A versão de estúdio não apresenta essas inserções. Já no álbum Awake, a faixa "Six o´Clock" começa com uma alusão explícita ao conto "The Dead" ("Os Mortos", que foi adaptado para o cinema por John Huston em "Os Vivos e os Mortos") da coletânea Dubliners (Dublinenses), onde se escuta:


"Six o'clock on a Christmas Morning! And all for what? Well, isn't it for the honour of God, Aunt Kate? I know all about the honour of God, Mary Jane."

“Marble Halls” - Enya

Tudo bem, não é rock, mas tem Joyce! Um conto de Dubliners, "Clay" ("Argila") mostra a personagem Maria cantando uma ária da ópera Bohemian Girl, contendo o trecho usado por Enya nessa faixa do álbum Shepherd Moons:


"I dreamt that I dwelt in marble halls..."

E é interessante perceber o quanto a ingenuidade de Maria no conto faz dela uma pobre coitada, e até o narrador parece ter pena da infeliz. Talvez possamos dizer o mesmo de Enya... salvo pela diferença de condição financeira, é claro - Maria era uma lavadeira.


E, last but not least - apenas last porque não lembro do nome da música nem da frase exata - mas Bráulio Tavares, parceiro de Lenine e de outros expoentes do novo nordeste, tem uma canção que fala de Raul Seixas chegando no além e sendo recebido em um castelo por personagens célebres do imaginário popular e literário, entre eles "o judeu Bloom". É um rock bem suingado interpretado pelo próprio Bráulio, num show voz & violão. Parece que nessa música ele também tocou gaita.


Löis Lancaster, 33 anos, é pintor digital, escritor, professor universitário, compositor e baixista fretless. Está mais pra Romanov que pra Talassocracia, mais pra Nietzsche que pra Wagner, mais pra Beatles que pra Stones, mais pra Elomar que pra Eduardo Dusek. Gosta de viajar de trem e, assim como o Robert Fripp, de Cheesecake com Cassis.

 
 Links relacionados 
· Mais sobre Rock Press
· Notícias por admin


As notícias mais lidas sobre Rock Press:
Tudo que você queria saber sobre o U2


 Opções 

 Imprimir Imprimir


Tópicos relacionados



Todos os Direitos Reservados Portal Rock Press ©

PHP-Nuke Copyright © 2005 by Francisco Burzi. This is free software, and you may redistribute it under the GPL. PHP-Nuke comes with absolutely no warranty, for details, see the license.