Bem vindo a portal rock press 21 anos!
  Olá Anônimo!
Busca  
surf party: super surf
Sábado, 27 de Fevereiro de 2016 (0:25:16)


 

Nunca tivemos tantas bandas de surf em atividade no Brasil!





Surf Parties

Por Leopoldo Mocoto Furtado


Dois mil e quinze foi um ano de ótimas ondas para a surf music brasileira. Já começou em janeiro, com turnê de uma das bandas mais aclamadas da Croácia, quiçá do mundo, The Bambi Molesters. Logo na sequência, mais uma invasão do Man or Astro-man?, uma das melhores bandas de surf do Alabama, quiçá do universo. Ainda tivemos a passagem da argentina Didi Wray, acompanhada pelos Dead Rocks, dos também argentinos Lefunders e dos peruanos Los Protones.

Isso para não falar dos vários giros das bandas brasileiras de surf que foram tocar fora. The Dead Rocks fizeram uma tour gigantesca pela Europa, tocando em dois dos principais festivais de surf music do mundo, o Surf-o-Rama, na Espanha, e o Surfer Joe Summer Festival, na Itália. Os Brutus e Aloha Haole fizeram shows na Argentina, enquanto The Mullet Monster Mafia tocou no Paraguai.

 

MOAM

 

Nunca tivemos tantas bandas de surf em atividade no Brasil: são mais de 50! Além disso, foram mais de 20 lançamentos no ano passado, nos mais diversos formatos: álbuns digitais, discos de vinil de 7’’ e 12’’, cds e até fitas cassetes.

E a presença da surf music nas rádios também está crescendo. Paulão Mohawk, da Rádio Cadillacs, comanda o Cadillacs on the Beach (quintas e domingos, às 20h) há 4 anos, e agora este que vos escreve apresenta o Surf Report, na Antena Zero (sábados, às 18h), desde outubro de 2014, e o Surfin’ South (domingos, às 18h, com reprises às quartas, à meia-noite), na North Sea Surf Radio, da Holanda, desde janeiro de 2015. E a resposta é boa: na North Sea Surf Radio, o Brasil subiu do 6º para o 3º lugar em audiência, e São Paulo é a 4ª cidade em número de ouvintes da rádio!

Dois mil e quinze também viu o ressurgimento do Hell’Surf, em Curitiba. Adormecido desde 2002, o Hell’Surf ressurgiu das trevas e se juntou ao Primeiro Campeonato Mineiro de Surf, que chegou à sua 14ª edição em 2015, e carrega o título de festival de surf music mais longevo do mundo!

E 2016? 2016 promete! Já começamos o ano com uma turnê da Didi Wray pela América Latina. Depois de passar por México, Argentina e Chile, voltou ao Brasil e fez mais uma turnê acompanhada dos Dead Rocks. Em fevereiro, Los Frenéticos se apresentaram por aqui, participando do Curitiba Rock Carnival e da Invasão Surf’a’Billy, no Sesc Santos, entre outros shows no interior de SP. Em março, os finlandeses dos The Mutants voltam ao Brasil com sua mistura maluca de garage, disco, funk, surf e mambo. Em abril, desembarca no Brasil o embaixador internacional da surf music, o italiano Lorenzo Surfer Joe, que fará uma turnê acompanhado pelos Dead Rocks. E ainda há rumores de que o Tremolo Beer Gut está interessado em dar um pulinho aqui este ano.

The Mullet Monster Mafia e Gasolines já estão confirmados no Surfer Joe Summer Festival deste ano e, claro, vão aproveitar para dar uma voltinha pela Europa. Camarones Orquestra Guitarrística já está em turnê pela América do Sul com a participação do argentino Dacho X, guitarrista dos Tormentos.


Bambi Molesters

 

E, se tivemos mais de 20 lançamentos em 2015, 2016 já começou com o pé na porta. Los Pollos Caipiras já lançaram seu primeiro EP com direito a tour pelo estado de São Paulo (a tour inicialmente passaria por 3 estados, mas um acidente de percurso acabou quebrando a primeira perna do rolê e tiveram que ficar estacionados em SP). The Pulltones acabou de fazer o seu primeiro show (ao lado dos Pollos Caipiras e da dobradinha Didi Wray & The Dead Rocks) e lançar seu primeiro EP. O Reverba Trio, de Porto Alegre, lançou um EP com novas músicas. The Mullet Monster Mafia lançou um Picture Disc com seus dois primeiros discos e mais duas faixas bônus e promete mais um disco de inéditas para junho. Christian Targa & Surf Aliens é outra banda nova que já lançou material este ano: um single por semana, começando em 15/01. A banda pode até ser nova, mas não é nada inexperiente. Quem comanda as guitarras é Christian Targa, ex-guitarrista dos Blind Pigs. Ivan Motosserra, da Bahia, também está preparando seu primeiro trabalho e lançando suas faixas aos poucos na internet. Os Gatunos, de Brasília, prometem para logo a sua estreia. Isso sem contar algumas bandas veteranas, que prometem material novo pra 2016. Gasolines e Retrofoguetes estão em estúdio preparando novos clássicos da Surf Music brasileira.

Entre os festivais, além da 15ª edição do Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe e do 4º Hell’Surf, junta-se à galera a Invasão Surf’a’Billy, que acontece durante o mês de fevereiro no Sesc Santos e contará com shows de bandas de Psychobilly e Surf. Entre as bandas de Surf, teremos Los Frenéticos, da Argentina, The Mullet Monster Mafia e Footstep. Em Natal, a segunda edição do Selvagem Festival chega com um line up completamente reverberante, com Os Brutus, Mullet Monster Mafia, The Raulis, Os Aquamens, Jubarte Ataca e Moloko Drive. Tem Surf pra todo lado!

E, claro, 2016 ainda marca a volta desta coluna à ROCK PRESS. Depois de alguns anos adormecida, voltaremos com tudo! Pelo visto, assunto não vai faltar.

 


Boletim de Ondas

Selvagem Festival 

12/3/2016 – Centro Cultural do Sol -  Natal, RN

Bandas: Moloko Drive, Jubarte Ataca, Os Aquamans, The Raulis, Os Brutus, The Mullet Monster Máfia

 

13º Encontro de Bandas de Surf Instrumental 

13/3/2016 – Pepe Rock Burger - São Paulo, SP

Bandas: Surf Riders, Ted Boys Marinos, Shadows on Tuesdays, Goldies and Oldies, Surfenix

 

15º Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe 

23 a 26/03/2016 – A Obra – Belo Horizonte, MG

 

The Mutants . La Fiesta Infernal en Brasil

23/03/2016 . Piracabaca/SP . Casarão Music Studio

24/03/2016 . Jundiaí, SP . Sesc Jundiaí

25/03/2016 . São Paulo, SP . Z Carniceria

26/03/2016 . Campinas, SP . Sesc Campinas

27/03/2016 . Ribeirão Preto, SP . O Hierofante


Links dos programas:

www.radiocadillacs.com.br

www.antenazero.com

www.northseasurfradio.com

https://www.facebook.com/SurfinSouth

https://www.facebook.com/SurfReportBrasil/

 

 

Leopoldo Mocotó Furtado é Head Honcho da Reverb Brasil Records e um dos criadores do Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe. Atualmente apresenta os programas Surf Report, na Antena Zero, e Surfin' South, na North Sea Surf Radio.



 
 Links relacionados 
· Mais sobre Rock Press
· Notícias por admin


As notícias mais lidas sobre Rock Press:
Tudo que você queria saber sobre o U2


 Opções 

 Imprimir Imprimir


Tópicos relacionados


Desculpe, comentários não estão disponíveis para esta notícia.

Todos os Direitos Reservados Portal Rock Press ©

PHP-Nuke Copyright © 2005 by Francisco Burzi. This is free software, and you may redistribute it under the GPL. PHP-Nuke comes with absolutely no warranty, for details, see the license.