Bem vindo a portal rock press 21 anos!
  Olá Anônimo!
Busca  
caixa preta: Vinyl
Sábado, 20 de Fevereiro de 2016 (5:15:41)

 

 

Vinyl, de Martin Scorsese, é ouro puro




 


Vinyl, de Martin Scorsese, é ouro puro

Por Eduardo Abreu


Ninguém tem mais autoridade e talento para recriar a Nova York perigosa e decadente da década de 1970 que Martin Scorsese. Poucos realizadores têm em seus créditos documentários musicais com o peso histórico de "No Direction Home", sobre Bob Dylan, ou a série "Blues". E ainda está para surgir quem filme melhor o universo masculino de poder, drogas, dinheiro e excessos -e o reflexo disso na estrutura familiar- do que o cineasta ítalo-americano. 

Todos esses elementos que notabilizaram a preciosa filmografia de Martin Scorsese -ele próprio um fã de rock que ouvia The Clash a todo volume durante as gravações de "Touro Indomável"- estão agora a serviço de "Vinyl". A série, concebida e produzida por Mick Jagger, estreou na HBO e é ouro puro.

O roteiro mescla espertamente personagens e situações fictícias com alguns protagonistas históricos do rock, tecendo uma história que remonta a fase dourada da indústria fonográfica e também o 'modus operandi' de executivos, agentes, empresários e radialistas. Cada detalhe tem a elegante assinatura de Scorsese. A sede da gravadora American Century, por exemplo, e mais ainda seu time de excêntricos funcionários, remete imediatamente ao ambiente escandaloso de "O Lobo de Wall Street". Mas aqui, ao invés de um yuppie cocainômano e inescrupuloso no comando dos negócios, temos o executivo Richie Finestra (Bobby Canavale), um sujeito com 20 anos de experiência na indústria do disco e cuja caracterização terminou lembrando o famoso empresário do show business Bill Graham. 

"Vinyl" tem como ponto de partida uma negociação milionária articulada por Finestra e seus comparsas com a gigante alemã PolyGram. No processo, os americanos acenam aos germânicos com a possibilidade de um bilhete premiado: a contratação bombástica do Led Zeppelin.

O que se segue é uma montanha russa de acontecimentos regados a álcool e cocaína, com um Peter Grant -notório empresário do Led Zep- enlouquecido e quebrando tudo e um Robert Plant afetadíssimo. Para os fãs da banda inglesa, vale também pela ótima reconstituição dos bastidores do show no Madison Square Garden e que deu origem ao filme "The Song Remais The Same".

Richie Finestra tem ainda que contornar uma trapalhada de Donny Osmond, artista de seu elenco, e evitar o boicote de uma rede de estações de rádio. Em meio a isso, em outra subtrama, somos apresentados ao antagonismo do punk novaiorquino via The Nasty Bitz, banda imaginária liderada por Kip Stevens (interpretado por James Jagger, filho de Mick). Há ainda flashbacks sobre o cantor de blues Lester Grimes (Ato Essandoh) e que funcionam para ilustrar as armações e a truculência de empresários do ramo fonográfico.

Obcecados por história do rock vão enlouquecer pinçando as referências a bandas, empresários e situações ocorridas no período. Tem desde a guitarra quadrada de Bo Diddley ao então emergente grupo ABBA, passando por Otis Redding, Ruth Brown, Chris Kenner, England Dan & John Ford Coley, Ahmet Ertgun, David Geffen, Lester Bangs e o que parece ser o diabólico executivo Ray Romano. A tradução brasileira oculta ainda uma citação engraçada ao grande Captain Beefheart.

"Vinyl" tem festas de arromba, reuniões tensas sob nuvens de fumaça, sacanagem em jatinhos particulares, orgias e até assassinato e ocultação de cadáver. A cena final, com um show alucinante dos New York Dolls e o simbolismo da implosão do rock clássico, é desde já um dos momentos antológicos em séries de TV nos últimos anos.

Não perca por nada.


Para quem perdeu, a HBO está disponibilizando o primeiro episódio -com duas horas de duração- na íntegra


Músicas do episodio 2 de Vinyl

David Bowie - “The Jean Genie”
The Who - “Is It In My Head?”
Jerry Lee Lewis - “Breathless”
Toots & The Maytals - “Sweet And Dandy”
The Osmonds - “Down By The Lazy River”
The Velvet Underground - “Venus In Furs”
Julian Casablancas - “Run Run Run (The Velvet Underground cover)”
Jethro Tull - “A Passion Play (Part 1)”
Aimee Mann - “Yesterday Once More (Carpenters cover)”
Creedence Clearwater Revival - “Bad Moon Rising”
Stevie Wonder - “Higher Ground”
Bobby “Blue” Bland - “I’ll Take Care Of You”
The Rolling Stones - “Under My Thumb”
The Magic Tramps - “Magic In The Moonlight”
Don Covay - “Everything I Do Goin Be Funky”
Blues Image - “Ride Captain Ride”
Dave Brubeck - “Far More Blue”
The Mickey Finn - “Night Comes Down”


Músicas do episodio 1 de Vinyl

 “Stranded In The Jungle” - David Johansen
“Personality Crisis” - David Johansen
“Tell Mama” - Savoy Brown
“Black Coffee” - Humble Pie
“Hand Clapping Song” - The Meters
“I Just Want To Celebrate” - Rare Earth
“The World Is Yours” - Ty Taylor
“All The Way From Memphis” - Mott The Hoople
“Ring, Ring” - ABBA
“Mama He Treats Your Daughter Mean” - Ruth Brown
“Rotten Apple” - Nasty Bits
“Pillow Talk” - Sylvia
“I Like It Like That” - Chris Kenner
“Cha Cha Twist” - Ty Taylor
“Papa Was A Rolling Stone” - The Temptations
“Want Ads” - Soda Machine
“Bo Diddley” - Bo Diddley
“Iron Man” - Black Sabbath
“Frankenstein” - The Edgar Winter Group
“Oh Babe What Would You Say” - Hurricane Smith
“Summertime Blues” - Blue Cheer
“Mr. Pitiful” - Otis Redding
“Pretty Thing” - Bo Diddley
“Rock And Roll Music” - Chuck Berry
 
 

 
 Links relacionados 
· Mais sobre Rock Press
· Notícias por admin


As notícias mais lidas sobre Rock Press:
Tudo que você queria saber sobre o U2


 Opções 

 Imprimir Imprimir


Tópicos relacionados


Desculpe, comentários não estão disponíveis para esta notícia.

Todos os Direitos Reservados Portal Rock Press ©

PHP-Nuke Copyright © 2005 by Francisco Burzi. This is free software, and you may redistribute it under the GPL. PHP-Nuke comes with absolutely no warranty, for details, see the license.