Bem vindo a portal rock press 21 anos!
  Olá Anônimo!
Busca  
discos básicos: Garage Fuzz, Relax in Your Favorite Chair
Domingo, 9 de Novembro de 2014 (17:02:32)


Para comemorar os 20 anos do clássico punk/HC Relax in Your Favorite Chair, o Garage Fuzz o relança em prensagem limitada de vinil





GARAGE FUZZ

Relax in Your Favorite Chair

(relançamento em 12” LP)

(Spicoli Discos e Anda Anda Discos)

 

Por Marco Casado Lima (Repo Man)

 

Integridade, persistência, pioneirismo e boa música são as características que sintetizam toda a história do Garage Fuzz, banda santista que representou uma das últimas trincheiras contra a exploração fonográfica sem freio ocorrida nos anos 90 aqui no Brasil.

Iniciaram em 1991 e, depois de tres anos gravando e distribuindo fitas-demo, a banda fechou contrato com a indie/multinacional Roadrunner Record, já com alguns ajustes na formação e com fortes influências como Celibate Rifles, Saints, Dag Nasty, Minor Threat, Hüsker Dü etc. Logo gravaram o debut, Relax in Your Favorite Chair, aliás um dos primeiros CDs com esse tipo de música na época aqui no Brasil. O álbum foi lançado em mais de 15 países da Europa, incluindo França, Alemanha, Inglaterra , Itália, República Tcheca e Benelux (Bélgica, Luxemburgo e Holanda).

Em 1996, após recusar um dos trabalhos mais legais da banda, a demo “4 New Songs”, a gravadora fez exigências para que houvesse mudanças no estilo de som e idioma para o português. O Garage Fuzz não se submeteu às condições impostas e logo romperam o contrato, abrindo mão de uma maior visibilidade tanto no Brasil como no exterior para preservar o estilo próprio em respeito a seu público que, diga-se de passagem, já não era pequeno, permanecendo na cena independente até os dias atuais. Essa atitude lhes conferiu grande dignidade moral perante os fãs.


 

Limitado a apenas tres mil cópias, o CD teve uma distribuição manca por conta das políticas escusas da Roadrunner. Pra piorar, segundo a reza do contrato, os direitos da gravadora sobre a prensagem do disco cessariam após cerca de dez anos. Então, depois de mais de uma década sendo considerado item raro, o CD foi relançado em 2006 com mais tres músicas bônus pela Ideal Records.

Como todo clássico que se preze merece sua versão no formato vinil de qualidade, para comemorar os 20 anos do Relax in Your Favorite Chair, a banda o relançou em prensagem limitada de 500 cópias no formato LP 12” de 140 gramas, parceria com a Spicoli Discos e Anda Anda Discos.

Acho que você já percebeu que a ideia aqui não é exatamente “resenhar” um disco já destrinchado zilhões de vezes há vinte anos, até porque, como muitos já sabem, o álbum inteiro é um clássico. Chega a ser difícil destacar uma ou outra música, seria injusto com todas as outras. E, além de toda história que envolve esse discão, cabe também destacar a importância do Relax...  na história da cena punk/HC da Baixada Santista dos anos 90. Claro que, guardadas as devidas proporções, ele foi como um Nevermind da cena local e muitas outras bandas, seja por influência ou até por seguirem um canal aberto de maior receptividade por parte de público e crítica, se revelaram após seu lançamento.

Acompanha o LP encarte com fotos inéditas da mesma sessão feita pro CD na época, e também um zine com bastante conteúdo: colagens de muitos flyers e fotos (ambos dos anos 90), uma entrevista em alemão e uma matéria de jornal sobre o histórico Festival Juntatribo # 2, que aconteceu na UNICAMP, Campinas, em setembro/1994, em que, lamentavelmente de forma parcial, é relatada a confusão gratuita a qual a banda se envolveu durante sua apresentação.

Agora levante de sua cadeira, afaste os móveis e reserve os próximos trinta e quatro minutos da sua vida pra pogar um monte escutando esse disco aqui. 

 



 
 Links relacionados 
· Mais sobre Rock Press
· Notícias por admin


As notícias mais lidas sobre Rock Press:
Tudo que você queria saber sobre o U2


 Opções 

 Imprimir Imprimir


Tópicos relacionados


Desculpe, comentários não estão disponíveis para esta notícia.

Todos os Direitos Reservados Portal Rock Press ©

PHP-Nuke Copyright © 2005 by Francisco Burzi. This is free software, and you may redistribute it under the GPL. PHP-Nuke comes with absolutely no warranty, for details, see the license.