Bem vindo a portal rock press 21 anos!
  Olá Anônimo!
Busca  
discos: Obtus, Ver-Ouvir-Calar
Sexta-feira, 11 de Julho de 2014 (2:49:17)

 

Quarteto HC piauiense Obtus finalmente chega ao aguardado primeiro disco, Ver-Ouvir-Calar, um clássico instantâneo.





OBTUS 

Ver-Ouvir-Calar 

(independente - 2014) 

Nota 9

 

Por Fernando Castelo Branco

 

Resenhar um clássico não é mole, não. Daqui uns tempos, Ver-Ouvir-Calar, esse primeiro compact disc propriamente dito do Obtus, vai ser obra de referência pra quem quiser reconstruir uma época, entender um contexto, ou simplesmente ouvir a boa música oriunda das vozes roucas da rua feita no Piauí nos primeiros anos do novo milênio. 

O que faz de Ver-Ouvir-Calar um clássico instantâneo, um disco pra ficar na prateleira ao lado de um Brasil, de um Nós Somos a América do Sul, de um Igreja Quadrangular do Triângulo Redondo? O carisma e a simplicidade da banda, que foi, qual formiguinha, angariando fãs e admiradores com suas performances incendiárias? Talvez as letras de Chakal Pedreira, muito acima da média do que se fez de gratuito e infantil em matéria de “letra consciente” num passado nem tão longínquo; e, hoje, fazendo contrassenso escandaloso ao melodramático rock “moderno”, carregado no lápis de olho e escondido atrás de franjinhas pueris. 

Ver-Ouvir-Calar”é um amalgama de tudo isso. E mais: compila 16 canções que atingem em cheio do motorista de ônibus ao político que rouba em nome do povo. Traduz para o ouvinte uma coleção de imagens da realidade social e política (num discurso bastante ácido, claro) do dia a dia do brasileiro, nordestino, piauiense, e que não viu ainda a cor da tal “ascensão de classes” bater à sua porta. A música de fundo, um hardcore pra lá de casca grossa.

O disco em si gerou bastante expectativa devido a atrasos, e, em meio a tantos, as inevitáveis mudanças de formação. Houve tempo até para um single de inéditas pós gravação, intitulado singelamente “Nokoo”, que saiu ainda em 2013. Mas nada disso fez o registro “caducar”; pelo contrário, quem levá-lo pra casa vai conhecer de cabeça mais da metade do disco, já vai saber cantar “Arenas Urbanas”, momento catarse do show do Obtus, há mais de dois anos no repertório, assim como “Defensores do Povo”.

O fato da demo-CD Sangue no Olho ter sido um registro tão emblemático não tira um segundo sequer do brilho de Ver-Ouvir-Calar. Este tem faixas que não deixam a peteca cair em relação ao anterior e mostram que terão uma vida tão longa quanto “Caravana” e “Tiros na Noite” na garganta dos fãs. Um trabalho pros que não tem medo de ver, nunca tiveram preguiça de ouvir e não ousam calar jamais. 

Obtus





 
 Links relacionados 
· Mais sobre Rock Press
· Notícias por admin


As notícias mais lidas sobre Rock Press:
Tudo que você queria saber sobre o U2


 Opções 

 Imprimir Imprimir


Tópicos relacionados


Desculpe, comentários não estão disponíveis para esta notícia.

Todos os Direitos Reservados Portal Rock Press ©

PHP-Nuke Copyright © 2005 by Francisco Burzi. This is free software, and you may redistribute it under the GPL. PHP-Nuke comes with absolutely no warranty, for details, see the license.