Bem vindo a portal rock press 21 anos!
  Olá Anônimo!
Busca  
livros: Tudo Isto É Pop, Tiago Monteiro
Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2014 (1:43:38)


A atual cena pop lusitana passada a limpo 





TUDO ISTO É POP

Tiago Monteiro

(Editora Caetés)

 

“Pelo estudo de sua música, o autor consegue recriar para nós, seus leitores, um outro Por¬tugal, ou outros Portugais, buscando superar o senso comum mítico e desa¬bonador que nós, brasileiros, temos em relação a nossa Pátria (ou Mátria, como quer Caetano) Mãe.” -  Marildo J. Nercolini, professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF, doutor em Ciência da Literatura (UFRJ).

 

Qualquer pergunta informal, no Brasil, em torno da expressão “música portuguesa” certamente produzirá como resultado imediato a tríade fado-vira-Roberto Leal. Sem negar a existência de tais nomes e formatos, contudo, é certo que a música portuguesa contemporânea vai muito além destas manifestações consagradas pelo senso comum. 

Foi a partir da constatação dos ruídos e assimetrias que pautam a percepção geral sobre a cultura portuguesa por aqui que Tiago Monteiro, doutor em Comunicação pela Universidade Federal Flu¬minense (UFF) e professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), iniciou sua pesquisa e acabou por traçar uma cartografia do atual cenário musical popular midiático luso. O resultado é o livro Tudo isto é pop, que acaba de ser lançado pela Editora Caetés.

A tese que originou a obra, defendida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), foi contemplada com o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2012 e com a menção honrosa da 8ª edição do Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa, atribuída pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Tudo isto é pop não seria possível sem o período de sete meses, entre 2009 e 2010, durante os quais o autor residiu em Lisboa e pôde acompanhar a cena in loco. Entre o mainstream e o underground, descobriu diversos artistas e bandas que, cada uma à sua maneira, reescreviam a identidade musical portuguesa no cruzamento com imaginários musicais tão diversos quanto o brasileiro, o anglófono e as matrizes africanas. Nomes como Buraka Som Sistema, Deolinda, B Fachada, Cacique 97, Diabo na Cruz, The Gift e tantos outros, desconhecidos por estas paragens, mas que representam o que de mais instigante se produz em termos de música portuguesa hoje.

Dado o caráter recente de certos processos, mesmo em Portugal é escassa a bibliografia em torno da temática abordada pelo livro, assim Tudo isto é pop acaba por se afirmar como um esforço pioneiro na construção de um campo de pesquisa passível de ser explorado por olhares futuros.

 

TIAGO MONTEIRO é doutor em Comunicação pela Universidade Federal Flu-minense e professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, além de atuar como roteirista e realizador audiovisual.


 

TUDO ISTO É POP

Tiago Monteiro

Editora Caetés 

Formato: 16x23cm      

Págs: 231       

Preço: R$ 40,00




 
 Links relacionados 
· Mais sobre Rock Press
· Notícias por admin


As notícias mais lidas sobre Rock Press:
Tudo que você queria saber sobre o U2


 Opções 

 Imprimir Imprimir


Tópicos relacionados


Desculpe, comentários não estão disponíveis para esta notícia.

Todos os Direitos Reservados Portal Rock Press ©

PHP-Nuke Copyright © 2005 by Francisco Burzi. This is free software, and you may redistribute it under the GPL. PHP-Nuke comes with absolutely no warranty, for details, see the license.