Bem vindo a portal rock press 21 anos!
  Olá Anônimo!
Busca  
discos: Oblivians, Desperation
Sábado, 6 de Julho de 2013 (1:47:12)

 

O novo disco dos Oblivians é orgânico, sincero e fora dos padrões mercadológicos



 

 

OBLIVIANS

Desperation

(In The Red, 2013)

 

Por Pedro Rabelo

Gravar um disco novo após anos é algo que pode soar extremante suspeito e oportuno.  Ultimamente  isso não tem sido novidade, bandas que há muito tempo se encontravam paradas estão voltando à ativa, lançando materiale embolsando os trocados, enquanto vários fãs engolem felizes. Mas não dá para negar que no final das contas, o resultado é quase sempre forçado e sem sal. No caso do novo play dos Oblivians o lance é bem diferente. É difícil imaginar que haja algum interesse estritamente comercial nesse retorno. Desperation é um disco orgânico, sincero e fora dos padrões mercadológicos que a gente costuma ver, ainda soa como os Oblivians dos anos 90. 

O trio formado Greg Oblivian (guitarra, bateria e vocal), Jack Oblivian (guitarra, bateria e vocal) e Eric Oblivian (guitarra, bateria e vocal) surgiu em Memphis no ano 1993. As composições misturavam punk, blues, soul e até mesmo gospel, de um modo trash e peculiar. Desde os primeiros lançamentos é fácil perceber o espírito selvagem e despretensioso da banda,as gravações eram propositalmente sujas, muitas delas produzidas pela própria banda com  equipamentos baratos.

Os Oblivians deixaram um legado considerável, não só para grupos que seguiram a vertente garage/trash, mas para diversos artistas que fazem rock alternativo, chegando a influenciar até mesmo algumas figuras do mainstream como The Hives. Um ótimo exemplo dessa herança está na obra do prodígio e já falecido Jay Reatard. Conterrâneo de Memphis, Jay é considerado um dos últimos heróis do rock alternativo americano e nunca escondeu a importância que os Oblivians exerceram em sua obra.

Após o rompimento em 98, cada Oblivian seguiu com seus projetos. Greg fez carreira com o Reigning Sound, além de colaborar com outros artistas, como o Detroit Cobras. Jack lançou ótimos discos solos e também com a banda Tennesse Tearjerkers. Eric seguiu comandando o selo Goner Records. Chegaram a se reunir para eventuais shows, incluindo uma tour com The Gories em 2009, mas o fato é que desde 1997 não haviam lançado nenhum material de inéditas.

Mas o que esperar de um retorno desses? Após todos esses anos e com novas bagagens adquiridas é fácil desconfiar que o espírito da banda possa ter mudado. “As maneiras abordadas para fazer novos registros mudam o tempo todo. Não apenas década após década, mas dia após dia”, é o que afirma Greg Oblivian - mas no quesito sonoro o disco ficou fiel às raízes, a crueza típica do grupo continua presente, mesmo que de forma um pouco mais “aprimorada”. 

O que mais mudou no novo registro foram as letras, visivelmente mais adultas. “I’ll Be Gone” ,composição de Greg Oblivian, é um bom exemplo, sobre envelhecer e sobre a possibilidade da morte.  “A maior diferença é que, na medida em que envelhecemos nossos interesses mudam e, claro,os assuntos das canções também vão mudar”, completa Greg .

Cada integrante possui uma caracteristica própria de composição, mas jogando tudo no triturador, o disco adquire corpo e roupagem próprios. Entre as músicas de Jack, merecem destaque “Run For Cover”, a balada “Little War Child” (que poderia muito bem ser trilha de alguma festinha de debutante) e a versão acelerada de “Loving Cup” (composição de Paul Butterfield). Eric  se destaca em “Fire Detector”, um punk rock que nos remete às coletâneas Killed By Death. O disco termina com a tosqueira “Mama Guitar”, deixando a sensação de que isso soa exatamente como há 15 anos, mesmo que acrescido de alguns cabelos brancos . 


Tracklist

1 I'll Be Gone

2 LovingCup

3 Em

4 Woke Up In A Police Car

5 Call The Police

6 Pinball King

7 Run For Cover

8 Come A Little Closer

9 Little War Child

10 Fire Detector

11 Oblivion

12 Back Street Hangout

13 Desperation

14 MamaGuitar






 
 Links relacionados 
· Mais sobre Rock Press
· Notícias por admin


As notícias mais lidas sobre Rock Press:
Tudo que você queria saber sobre o U2


 Opções 

 Imprimir Imprimir


Tópicos relacionados


Desculpe, comentários não estão disponíveis para esta notícia.

Todos os Direitos Reservados Portal Rock Press ©

PHP-Nuke Copyright © 2005 by Francisco Burzi. This is free software, and you may redistribute it under the GPL. PHP-Nuke comes with absolutely no warranty, for details, see the license.