Bem vindo a portal rock press 21 anos!
  Olá Anônimo!
Busca  
matérias: melhor no rock 2012 PRP
Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2013 (23:01:37)

 

Os melhores no rock 2012 pelo seu Portal Rock Press e equipe!



 

 

 

12 MELHORES DISCOS DE ROCK INTERNACIONAIS

 

The Jon Spencer Blues Explosion - Meat And Bone

 

Off! - Satan Did Not Appear

 

Los Straitjackets - Jet Set

 

Ty Segall - Twins


Jack White - Blunderbuss

 

Soundgarden - King Animal

 

Thee Oh Sees - Putrifiers II

 

John Zorn - Templars: In Sacred Blood

 

Tame Impala - Lonerism

 

Band of Skulls - Sweet Sour

 

Deftones - Koi No Yokan


Bad Brains - Into The Future

 

12 MELHORES DISCOS DE ROCK NACIONAIS

 

Garage Fuzz – Warm & Cold

 

Jason - Obtuso

 

Os Estudantes – Pedras Portuguesas na Sua Cabeça

 

Vivendo do Ócio – O Pensamento é um Imã

 

The Renegades Of Punk – Coração Metrônomo

 

BNegão & Os Seletores de Frequência – Sintoniza Lá

 

Paura – Integrity Dpt.

 

Hurtmold - Mils Crianças

 

Maldita - Montagem 

 

Los Sebosos Postizos – Interpretam Jorge Ben Jor

 

Nonsense – De Vento Em Flor 

 

Japanese Bondage – Japanese Bondage 

 

 

Dois Mil e Doze – Um ano Biográfico na história do Rock

Texto por Bruno Eduardo

 

Desligue a TV, vá ler um livro! O rock sempre foi conhecido por sua pavimentação cultural. O estilo determina costumes, crenças, comportamento, moda, e principalmente atitude. Desde tempos áureos - enquanto a tal globalização engatinhava - o rock já globalizava. Poucos estilos de música contemporânea conseguem progredir entre civilizações de forma tão epidêmica. Epidemia é uma boa definição para a invasão de suas obras literárias nesse ano de 2012. Nas maiores lojas de livros do país, o rock (sim, sempre ele!) permaneceu estampado nas primeiras prateleiras, com uma infinidade de biografias, homenagens, entrevistas e caixas especiais (chamadas de Box) - colocando lado a lado figuras como Jimmy Page, Kurt Cobain, Mick Jagger, Ozzy Osbourne e Neil Young. Não apenas como um valioso incentivo à leitura, houve também uma honrosa reminiscência histórica – chegando ao ápice no brilhante relato sobre os Rolling Stones no banco dos réus, ou na deslumbrante coleção de tesouros do Led Zeppelin. 

 

 

VIROU LIVRO...

Encurralados: Os Stones no Banco dos Réus

Em uma festinha “particular” na casa do guitarrista Keith Richards - com Mick Jagger e Marianne Faithfull de convidados de honra – a polícia resolveu aparecer, criando assim um escândalo que foi amplamente divulgado pela imprensa da época. O escritor Simon Wells, revela o que de fato ocorreu na noite da emboscada policial, bem como a extraordinária conspiração forjada para destruir a carreira de Jagger e Richards, além dos artifícios para tentar incriminar também os Beatles e outros astros do rock em sua rede. A sentença de prisão decretada contra os dois Stones provocou uma série de protestos em toda a sociedade inglesa, e a redação dos jornais foi inundada por cartas de pessoas que eram a favor e outras que eram contra a decisão da justiça. O livro traz várias imagens da época, além de 352 páginas de história enriquecedora.

 

Inside Out - A Verdadeira História do Pink Floyd

Nick Mason, baterista do Pink Floyd, tenta passar ao leitor uma visão singular de cada volta e reviravolta nos quarenta anos de atividade, desta que é uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. Sincero, afiado e bem- humorado, Nick enriquece a biografia com material nunca publicado, retirado de seu arquivo pessoal de entrevistas e pesquisas. Entre os destaques do livro, estão algumas das aventuras de Nick com o guitarrista Syd Barret, um dos fundadores da banda. Sem poupar críticas e detalhar suas experiências, o baterista conta que era o único a compartilhar LSD com o guitarrista, e lamenta muito o estado em que Syd se encontrava, chegando a ingerir de 4 a 5 ácidos diariamente. A obra possui mais de 400 páginas e 150 imagens.

 

Luz & Sombra: Conversas com Jimmy Page

Escrito pelo jornalista Brad Tolinski, editor-chefe da revista Guitar World, “Luz & Sombra: Conversas com Jimmy Page”, é um livro que detalha com propriedade as canções e gravações do Led Zeppelin. Cobrindo toda a trajetória do músico, dos tempos trabalhando em estúdios até os dias de hoje, passando pelas parcerias com Paul Rodgers e David Coverdale, o livro procura deixar clara a importância de Page para o rock’n’roll, não só como instrumentista, mas também como produtor. Em certo momento, por exemplo, Tolinski informa aos leitores que uma das primeiras captações decentes do som de uma bateria foi idealizada por Page. “Luz & Sombra” é indicado especialmente aos guitarristas de plantão: páginas e páginas de Page comentando riffs, solos e texturas do instrumento. Como bônus, o livro ainda traz entrevistas especiais feitas com amigos e parceiros de Page, como Jeff Beck, John Paul Jones e Jack White. O livro traz 288 páginas.

 

Neil Young: A Autobiografia

O livro conta a história do roqueiro canadense que criou os lendários grupos Buffalo Springfield e Crazy Horse e que inscreveu seu nome na galeria dos heróis da consciência do rock, ao lado de Bruce Springsteen, Bob Dylan, Leonard Cohen, Patti Smith e outros poucos. “É melhor queimar do que se apagar”, diz um dos versos mais famosos de Neil Young, citado por Kurt Cobain em sua última carta. Ao contar sua história, Young pretendeu que ela não resultasse num livro de premeditação, cheio de lances de nobreza e inspiração fabricados. Todos seus vícios e fraquezas são escancarados ao longo da biografia. Ele conta como participou de festas com Charles Manson e tentou convencê-lo a assinar um contrato de gravação de discos. Sobre festas com drogas com Eric Clapton e Stephen Stills, e narra como está tendo dificuldades para compor uma música sequer desde que largou a bebida e a maconha. O título original do livro é Waging Heavy Peace (algo como “pagando por uma paz pesada”). O livro possui 408 páginas.

 

ROCK É SHOW!

2012 foi também ano de introdução para mais um festival no nosso calendário: o Lollapalooza Brasil. Já o SWU... Não aconteceu! Mesmo assim, a invasão dos shows gringos continuou, e a cena dos festivais independentes ganhou mais um filiado: o “Arariboia Rock” – de Niterói. Infelizmente, no entanto, o ponto negativo do ano ocorreu em Maranhão. A tal versão brasileira do Metal Open Air foi um marco de incompetência por parte de uma produção amadora e com intenção duvidosa. Em cima dos palcos, Kiss e Roger Waters promoveram shows pedagógicos, e o Circo Voador comemorou 30 anos de história com emblemáticas apresentações de Ratos de Porão e Titãs.

 

Abaixo, resenhas de alguns shows que se destacaram no ano que se passou:

 

KISS (RJ, SP)

FOO FIGHTERS (LOLLAPALOOZABRASIL)

FLOGGING MOLLY (RJ, SP)

THURSTON MOORE (SP, RJ)

JELLO BIAFRA (SP, RJ)

RATOS DE PORÃO (RJ)

 

 

E O ANO LEVOU...

 

 

No dia 29 de Fevereiro, Davy Jones, vocalista da banda The Monkees, morre aos 66 anos, após sofrer um ataque cardíaco, na Flórida (EUA). Jones fez parte da banda The Monkees, criada em 1965 pela rede de televisão norte-americana NBC com intenção de rivalizar com os Beatles. Entre 1966 e 1968, ele e os outros integrantes Micky Dolenz, Michael Nesmith e Peter Tork atuaram na série que levava o nome da banda e gravaram o filme "Os Monkees Estão Soltos".

No dia 5 de abril, morreu o inglês Jim Marshall, pioneiro dos amplificadores de guitarra e apelidado como "pai do barulho". Ele tinha 88 anos e era o criador de equipamentos usados por vários astros do rock. Marshall é considerado um dos responsáveis pelo "som do rock", devido à criação dos amplificadores escolhidos por inúmeros guitarristas, como Slash (ex-Guns N' Roses), Eric Clapton e Jimi Hendrix.

No dia 16 de julho, o tecladista e membro original do Deep Purple, John Lord, morte após uma embolia pulmonar, em um hospital, em Londres. Lord vinha lutando contra um câncer no pâncreas, diagnosticado em agosto de 2011.

No dia 6 de agosto, Celso Blues Boy, um dos maiores ícones do blues nacional, morre aos 56 anos, vítima de um câncer na garganta. Celso foi um dos principais guitarristas de blues e rock do Brasil. Lançou 11 álbuns, sendo o mais recente o disco “Um Monte de Cerveja”, de 2011.

No dia 3 de dezembro, o Rio de Janeiro perdeu um dos maiores incentivadores do rock alternativo na cidade, Fabio Costa. Aos 53 anos, Fabio, foi um dos fundadores do Garage - casa de shows, localizada na Rua Ceará, na Praça da Bandeira, desde 1988. O Garage foi fundamental para a difusão de bandas da cena underground carioca. Fabio vinha lutando há anos contra o diabetes, além de problemas cardíacos e renais.

 

 

DOIS MIL E DOZE PODIA PASSAR SEM ESSA...

 

1º Lugar (Troféu Balde de Água Fria) 

A versão brasileira do MOA, o tradicional Metal Open Air, foi um vexame completo. Com a falta de pagamento, artistas e equipe técnica abandonaram o evento ainda no primeiro dia. Para muitos, o pior capítulo da história dos festivais brasileiros. A Lamparina produções foi apontada por bandas e equipe técnica como a única responsável pelo ocorrido. O público presente teve que sobreviver ao caos estrutural da produção por um dia, e ainda presenciou o desmonte dos palcos – na esperança de que haveria algum show ainda no dia seguinte. 

 

 

2º Lugar (Troféu Decadência)

Aerosmith. Após uma enxurrada de coletâneas, discos tributos, registros ao vivo, ameaças de separação, disse-me-disse, e uma longa hibernação artística, o grupo resolveu lançar um disco novo. Music From Another Dimension é um amontoado de canções apáticas, sem-libido e com qualidade musical questionável. Algo completamente descartável para os dias de hoje.

 

3º Lugar (Troféu Barraco Ao Vivo)

Em um show do grupo Charlie Brown Jr, o vocalista Chorão, resolver lavar roupa suja ao vivo com o baixista Champignon. Em um longo discurso humilhando Champignon, o vocalista ironizou a presença dele na ex-banda de Júnior Lima, e queria que o mesmo desmentisse a história de que ele, Chorão, teria “roubado” a banda na época da separação. Champignon abandonou o palco antes do fim do show, e o grupo tocou sem baixista. 

 

 

MELHORES 2012 EQUIPE PRP

 

CLÁUDIA REITBERGER

Editora

 

MELHOR DISCO NACIONAL

Arthur R - Disco - k7 

MELHOR DISCO INTERNACIONAL

Jon Spencer Blues Explosion - Meat And Bone

OFF! – OFF!

Thee Oh Sees - Putrifiers II

Los Straitjackets - Jet Set

Jack White - Blunderbuss

 

MELHOR SHOW INTERNACIONAL

Kiss (Rio) / Coffin Nails (psycho carnival)

 

MELHOR FILME INTERNACIONAL

O Gato do Rabino

A Vida de Pi

Paranorman

Frankenweenie

Dark Shadows

 

MELHOR SITE/BLOG 

Zona Vermelha 1/2

 

MELHOR LIVRO

Mil e uma noites vol.4 

Clarice na Cabeceira

 

QUAL SHOW VOCÊ GOSTARIA DE VER NO BRASIL EM 2013

OFF!

Thee Oh Sees

Brian Setzer Orchestra

 

BRUNO EDUARDO

Editor Assistente

 

MELHOR DISCO NACIONAL DE ROCK

Jason - Obtuso

Hurtmold - Mils Crianças

Japanese Bondage - Japanese Bondage

El Efecto - Pedras e Sonhos

Incendiall - Sobre Status, Cartões e Cheques

 

MELHOR DISCO INTERNACIONAL DE ROCK

Deftones - Koi No Yokan

John Zorn - Templars: In Sacred Blood

The Mars Volta - Noctourniquet

Ty Segall - Twins

Jack White - Blunderbuss

 

MELHOR MÚSICA NACIONAL DE ROCK

Bomba Relógio (Vivendo do Ócio)

Eu não sei dizer Adeus (Nardones)

Cidade Assassina (Drakula)

A Última Embarcação (O Divã Intergaláctico)

Heavy Munchies (Japanese Bondage)

 

MELHOR MÚSICA INTERNACIONAL DE ROCK

Wiped Out (Off)

Gone Sovereign (Stone Sour)

Blood On The Valley Floor (Soundgarden)

Johnny Reverb (Messer Chups)

You Ain't Pretty But You Got it Going On (Band Of Skulls)

 

MELHOR SHOW NACIONAL DE ROCK

Titãs

Nardones

Gloss And Glue

Jason

Ratos de Porão

MELHOR SHOW INTERNACIONAL DE ROCK

Kiss

Roger Waters

Foo Fighters

Cage The Elephant

Flogging Molly

 

MELHOR FILME NACIONAL 

Tropicália

A música segundo Tom Jobim

Raul Seixas: O início, o fim, o meio.

Histórias que só existem quando lembradas

Cara ou Coroa

 

MELHOR FILME INTERNACIONAL

Avengers

Hitchcock

As Vantagens de ser Invisível

Precisamos falar sobre Kevin

Madagascar 3

 

MELHOR SITE/BLOG (exceto o PRP) 

Facebook

Youtube

Twitter

Google

Urublog

 

MELHOR LIVRO

Encurralados: Os Stones no banco dos réus - Simon Wells

Inside Out: A verdadeira história do Pink floyd - Nick Mason

Nirvana of Treasures - Gillian G Gaar

Luz e Sombra: Conversas com Jimmy Page - Brad Tolinski

Neil Young: A Autobiografia - Neil Young

 

QUAL SHOW DE ROCK VOCÊ GOSTARIA DE VER NO BRASIL EM 2013

Thee Oh Sees

Messer Chups

Living Colour

AC/DC

Deftones

 

RICARDO CACHORRÃO FLÁVIO 

Punk, HC e cia.

 

MELHOR DISCO NACIONAL DE ROCK

"Póstumos" - Devotos

"Cabeça Dinossauro Ao Vivo 2012" - Titãs

"Sintoniza Lá" - B Negão & Os Seletores de Frequência

"Espectro" - Violeta de Outono

 

MELHOR DISCO INTERNACIONAL DE ROCK

"Americana" - Neil Young & Crazy Horse

"Tempest" - Bob Dylan

"Noctourniquet" - The Mars Volta 

"Celebration Day" - Led Zeppelin

"King Animal" - Soundgarden

 

MELHOR MÚSICA NACIONAL DE ROCK

"Proceder / Caminhar" - B Negão & Os Seletores de Frequência

"Adaptado" - Sub Existência

MELHOR MÚSICA INTERNACIONAL DE ROCK

"Been Away Too Long" - Soundgarden

"Doom And Gloom" - The Rolling Stones

 

MELHOR SHOW NACIONAL DE ROCK

Titãs

Devotos

Inocentes

Os Mutantes

Agrotóxico

 

MELHOR SHOW INTERNACIONAL DE ROCK

Mark Farner

Daevid Allen & The Gong Global Family

Tito & Tarantula

Man Or Astro-Man?

Iron Butterfly

 

MELHOR FILME NACIONAL 

Gonzaga de Pai pra Filho

Soberano 2 - A Heroica Conquista do Mundial de 2005 (SIMPLESMENTE MARAVILHOSO... hehehe)

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Heleno

Rock Brasília - Era de Ouro

 

MELHOR FILME INTERNACIONAL

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

O Espetacular Homem-Aranha

Os Vingadores

Celebration Day - Led Zeppelin

O Hobbit

 

MELHOR LIVRO

A Ira de Nasi - Mauro Betting & Alexandre Petillo

Luz & Sombra - Conversas com Jimmy Page - Brad Tolinsky

Poemas de Combate - Carlos Finho Telhada

Metallica - All That Matters - Paul Stenning

Neil Young - A Autobiografia (COM UM ADENDO: O LIVRO É MUITO CHATO E CANSATIVO! Mas vale por muitos detalhes históricos divulgados ao longo das páginas)

 

QUAL SHOW DE ROCK VOCÊ GOSTARIA DE VER NO BRASIL EM 2013

New Model Army

Slayer

Tito & Tarantula

Rage Against the Machine

Living Colour

 

PAULO SCHWINN 

 

DISCO NACIONAL

Far From Alaska (ep)

André Mendes (ex-Maria Bacana)

Nasi (Perigoso)

Herbert Vianna (Victoria)

Gametas (Supersônico)

 

DISCO INTERNACIONAL

The Gaslight Anthem (Handwritten)

Bob Mould (Silver Age)

Garbage (Not Your Kind Of People)

Tame Impala (Lonerism)

OFF! (Satan Did Not Appear - não é somente 'OFF!' o título do álbum?)

 

MÚSICA NACIONAL

Thievery (Far From Alaska)

Bongiorno (André Mendes)

Buracos (Pousatigres)

Eu Quero Que Você Morra (Gametas)

Mary 13 30 (Ampex)

 

MÚSICA INTERNACIONAL

CCTV (OBN IIIs)

A Thousand Days Before (Soundgarden)

SIlver Age (Bob Mould)

Sixteen Saltines (Jack White)

Wiped Out (OFF!)

 

SHOW NACIONAL

Titãs

Lobão 

 

SHOW INTERNACIONAL

Morrissey

Jello Biafra 

Suede 

Garbage 

Gossip 

 

BLOG/SITE

Scream & Yell

Tenho Mais Discos Que Amigos

Zona Punk

Punk Net

Universo do Rock

 

SHOWS DE ROCK QUE GOSTARIA DE VER NO BRASIL EM 2013

Elvis Costello

The Donnas

Rolling Stones

The Who

OFF!

 

RAPHAEL CRUZ

Garage Rock

 

MELHOR DISCO NACIONAL DE ROCK

Final Round - Now or never

Os Estudantes - Pedras portuguesas na sua cabeça

Renegades of Punk - Coração metrônomo

Skate Pirata/Cidade Cemitério - Rolê Pagão (split)

Derrotista - st

 

MELHOR DISCO INTERNACIONAL DE ROCK

OFF! - OFF!

Strife - Witness a rebirth

Black Breath - Sentenced to life

Trash Talk - 119

Warsong - The caravan

 

MELHOR SITE/BLOG (exceto o PRP)

Maximum Rock and Roll - maximumrocknroll.com

Intervalo Banger - intervalobanger.com

Salad Days - www.saladdaysmag.com

Pitchfork - pitchfork.com

Vice - www.vice.com/pt_br

 

MARCO LIMA

Punk & HC

 

MELHOR DISCO NACIONAL DE ROCK

Integrity Dept. (Paura)

Warm & Cold (Garage Fuzz)

Ultraje a Rigor vs. Raimundos

 

MELHOR DISCO INTERNACIONAL DE ROCK

First Full Length (OFF!)

Into the Future (Bad Brains)

Generation Damnation (Symbol Six)

 

MELHOR MÚSICA NACIONAL DE ROCK

Dying Trying (Garage Fuzz)

 

MELHOR MÚSICA INTERNACIONAL DE ROCK

Feelings are Meant to be Hurt (OFF!)

 

MELHOR SHOW NACIONAL DE ROCK

Paura

 

MELHOR SHOW INTERNACIONAL DE ROCK

Suicidal Tendencies

 

MELHOR SITE/BLOG (exceto o PRP) 

www.facebook.com

www.discogs.com

www.brejas.com.br

www.youtube.com

 

MELHOR LIVRO

We Got the Power: Hardcore Punk Scenes from 1980 Southern California (David Markey and Jordan Schwartz)

 

QUAL SHOW DE ROCK VOCÊ GOSTARIA DE VER NO BRASIL EM 2013

OFF!

Dag Nasty

Rancid

Screeching Weasel

 

GUTO JIMENEZ

Skate, punk & cia

 

MELHOR DISCO NACIONAL DE ROCK

BNegão & Seletores de Frequência - Sintoniza Lá

Jason - Obtuso

Los Bife - Super Supérfluo

OQuadro - OQuadro

Grooverdose - Rádio Groove

 

MELHOR DISCO INTERNACIONAL DE ROCK

OFF! - Satan Did Not Appear

Japandroids - Celebration Rock

The Heavy - The Glorious Dead

Jack White - Blunderbuss

Ceremony - Zoo

 

MELHOR MÚSICA NACIONAL DE ROCK

Los Bife - Rindo de mim 

 

MELHOR MÚSICA INTERNACIONAL DE ROCK

OFF! - Wiped out

 

MELHOR SHOW NACIONAL DE ROCK

Beach Lizards / RJ

 

MELHOR SHOW INTERNACIONAL DE ROCK

The Damned / SP

 

MELHOR FILME NACIONAL 

Dalua Downhill

 

MELHOR FILME INTERNACIONAL

Skyfall

 

MELHOR SITE/BLOG (exceto o PRP) 

Pitchfork

 

MELHOR LIVRO

"A Cultura da Mídia", Douglas Kelner

 

QUAL SHOW DE ROCK VOCÊ GOSTARIA DE VER NO BRASIL EM 2013

OFF!

 


 
 Links relacionados 
· Mais sobre Rock Press
· Notícias por admin


As notícias mais lidas sobre Rock Press:
Tudo que você queria saber sobre o U2


 Opções 

 Imprimir Imprimir


Tópicos relacionados


Desculpe, comentários não estão disponíveis para esta notícia.

Todos os Direitos Reservados Portal Rock Press ©

PHP-Nuke Copyright © 2005 by Francisco Burzi. This is free software, and you may redistribute it under the GPL. PHP-Nuke comes with absolutely no warranty, for details, see the license.