Bem vindo a portal rock press 21 anos!
  Olá Anônimo!
Busca  
filmes: Yellow Submarine, The Beatles
Quinta-feira, 26 de Julho de 2012 (23:25:16)

 

E acaba de sair do forno o formato restaurado do clássico Yellow Submarine!



 

YELLOW SUBMARINE

The Beatles

É tudo imaginação

 

Por Márcio Sno 


O filme produzido em 1968, já teve uma primeira restauração em 1999, porém, como o resultado final não agradou muito a gravadora Apple, foi rapidinho limada a sua circulação. Para essa nova versão, o trabalho foi mais detalhado: ao invés de simplesmente utilizar um software que transformasse o analógico em digital, foi restaurado frame a frame para garantir maior fidelidade à cópia original. Após dois anos de trabalho intenso com uma equipe gigante, o resultado está no digipack a EMI acaba de lançar em formato DVD e Blu-ray.


Curiosamente, o lançamento no Brasil atrasou um mês por conta de umas gravuras em acetato (que imitam o processo de animação da época) que foram produzidas nos Estados Unidos. Nessas gravuras há imagens individuais dos personagens dos FabFour. Acompanha ainda um livreto com imagens do filme e texto de John Lasseter (Disney/Pixar) e adesivos (que du-vi-do que alguém vai querer colar em algum lugar!).



Para quem não conhece o longa metragem, trata-se de uma história em animação passada em Pepperland, onde a paz reina e tudo gera em torno da música tocada pela “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Clib Band”. Porém, um dia a turma de Blue Meanies resolve dominar o lugar, utilizando como arma a Flying Glove, que torna tudo azul e as pessoas ficam congeladas como estátuas e a música é extinta. O militar Fred consegue fugir e chama o prefeito que num momento de desespero, o promove para almirante para assumir a missão de dirigir um submarino voador em busca de ajuda. Viagem? Tem muito mais que isso!



Ringo andava pelas ruas reclamando da vida, quando percebe que está sendo perseguido por um submarino. Ao chegar em casa (que a princípio parece um sobrado), Fred bate na porta pedindo um “help”. É recebido dentro da mansão pelo baterista dirigindo um carro e sai em busca dos demais. Pense… Após a mutação de Frankestein para Lennon, encontram George em uma sala que tem som de música indiana e Paul sai de uma outra que possivelmente rolava uma festa. E aí começam as aventuras, sempre permeadas por canções dos meninos de Liverpool. “Eleanor Rigby”, “All Together Now”, “Lucy in the Sky with Diamonds”, “All You Need is Love”, são alguns dos clássicos representados. No meio do caminho, se junta à liga de heróis o “nowhere man” que tem a mania de falar rimando as palavras.



Esse filme na época de seu lançamento foi um grande sucesso. A princípio, por ser dos Beatles. Mas também teve um destaque pelo excesso de psicodelia presentes no roteiros, nas criaturas estranhas, nas falas dos personagens (que parecem estar sob efeito de alguma substância alucinógena) e, principalmente, nas imagens que permeiam em universos como o da pop art de Andy Warhol, no surrealismo de René Magritte e Salvador Dalí, sempre com cores muito gritantes e efeitos que às vezes causam até tontura. Porém, 44 anos depois, esse efeito não é tão forte, uma vez que já estamos além do 3D e as animações estão atingindo a perfeição.


O DVD também está recheado de bônus, como o mini-documentário “Mod Odyssey” que mostra os bastidores da montagem do filme, sequências de storyboards, trailer original e ainda entrevistas com alguns dos participantes da produção que, apesar de curtas, são bem interessantes. John Clive, que dublou a voz de Lennon, conta os problemas para convercer a filha de que não havia morrido quando foi anunciada sua morte de Lennon na mídia. O diretor de animação Jack Stokes relata como foi o primeiro encontro com a banda no estúdio Abbey Road, oportunidade em que foi apresentado também ao mal humor de Lennon. E ainda o co-roteirista Erich Segal que não conhecia a banda antes do filme e relutou muito até aceitar pedido de escrever para uma animação.

É um filme historicamente importante, por representar não só uma parte da história do rock, mas também da animação (muitas técnicas foram criadas a partir dessa produção da King Features), mas tem um grande risco de agradar somente aos fãs mais ardorosos da banda que têm uma certa obrigação de ter esse material na estante.

Junto com o DVD e Blu-ray, também está sendo relançada a trilha sonora do filme que, esse sim, agradará qualquer um que goste de música boa e que gostam de usar e abusar da imaginação, afinal, “nothing is real”.

Lançamento em 1 de agosto.



 
 Links relacionados 
· Mais sobre Rock Press
· Notícias por admin


As notícias mais lidas sobre Rock Press:
Tudo que você queria saber sobre o U2


 Opções 

 Imprimir Imprimir


Tópicos relacionados


Desculpe, comentários não estão disponíveis para esta notícia.

Todos os Direitos Reservados Portal Rock Press ©

PHP-Nuke Copyright © 2005 by Francisco Burzi. This is free software, and you may redistribute it under the GPL. PHP-Nuke comes with absolutely no warranty, for details, see the license.