Bem vindo a portal rock press 21 anos!
  Olá Anônimo!
Busca  
acepipes: ‘Dia do rock’ - sério mesmo?
Sexta-feira, 13 de Julho de 2012 (17:57:34)

 

Coisa mais anti-rock é ter um... 'dia do rock'



 

 

 

‘DIA MUNDIAL DO ROCK’ 

Sério mesmo?

 

Por Max Merege & Portal Rock Press

 

Rock é, por origem, subversivo demais pra ter data comemorativa. Mas tem o aspecto sistemão também. Nós simplesmente ignoramos esse esquema de datas. Coisa mais anti-rock é ter um dia do rock.

É hilário, um paradoxo. Aí vao dizer que o rock ja foi cooptado pelo sistemão há tempos - porem o verdadeiro rock, o que ninguem pode capturar, aquele no qual ninguem poe cabresto, e que é o que vale, não tem essa bosta de dia-do-rock-dia-das-maes nem hall of fame nem nenhuma bestagem dessas.

Para ser bem franco, escrever sobre dia do rock, a meu ver, não passa de gastar vela boa com defunto ruim, já que todo dia é dia de rock e não requer maiores explicações, assim como todo segundo é tempo de respirar, d'o coração bater, do sangue correr, do ponteiro.

De fato, tudo gira a princípio em torno de um mega evento que ocorreu há exatos 27 anos na Inglaterra. Foi um festival histórico chamado "Live Aid" que, em nobre gesto altruísta promovido por Bob Geldof, alem de reunir somente pesos pesados, arrecadou vultosas somas em libras esterlinas para dar cabo à fome na Etiópia. Hoje, mais maduros e desprovidos de toda aquela ingenuidade, entendemos enfim que a banda não toca bem assim. A Etiópia continua com fome, a indústria cultural ainda existe e resiste (mesmo que a duras penas) e "Sir" Geldoff, Bono, Madonna etc ainda têm no assistencialismo sua grande bandeira política, para de algum modo compensar sua pífia produção artística dos últimos tempos.

O Dia do Rock, ou melhor, um dia para se lembrar do quanto isso é importante em nossas vidas, deveria ser comemorado não em um dia oficialmente instituído, mas em uma data flutuante, como ocorre com o Carnaval e a Páscoa.

Nesse interim, que tal toda Sexta Feira 13 ?!?!?!? Ora, assim como o ás de espadas e a bola oito, a sexta treze também simboliza algo acima do bem e do mal, tal qual é o rock'n'roll em nossa cultura ocidental. Tudo bem que o que não faltam são datas para comemorarmos e convenhamos que isso renderia um livro de no mínimo 365 páginas, a exemplo daqueles sobre o santo do dia, logo, nada como uma data flutuante mesmo.

Convenhamos que com data mais interessante para se lembrar - como dia mundial disso, dia universal daquilo etc - por que cargas d'água devemos comemorar uma data que sequer vamos lembrar seu real significado? Simplesmente porque não significa absolutamente nada, pois não passa de golpe marketeiro promovido pelas majors/sistemão só para faturar um pouquinho a mais. 

Um grande BLÉ para o ‘dia mundial do rock’.

 

Temperos salpicados por John Chaker, Claudix Reitberger, Jorge Malcher

E eles lá sabem que hoje é o 'dia do rock'?

 


 
 Links relacionados 
· Mais sobre Rock Press
· Notícias por admin


As notícias mais lidas sobre Rock Press:
Tudo que você queria saber sobre o U2


 Opções 

 Imprimir Imprimir


Tópicos relacionados


Desculpe, comentários não estão disponíveis para esta notícia.

Todos os Direitos Reservados Portal Rock Press ©

PHP-Nuke Copyright © 2005 by Francisco Burzi. This is free software, and you may redistribute it under the GPL. PHP-Nuke comes with absolutely no warranty, for details, see the license.