Bem vindo a portal rock press 21 anos!
  Olá Anônimo!
Busca  
matérias: Cage The Elephant
Sexta-feira, 13 de Abril de 2012 (18:47:14)

 

Desvendamos! Após sair do Lollapalooza Brasil com o posto de grande revelação, temos o orgulho de apresentar: Cage The Elephant.







CAGE THE ELEPHANT

Pegando a mídia de calças arreadas


Por Bruno Eduardo


“Uma suposta exigência de Dave Grohl”. O surpreendente (para a grande maioria) show do Cage The Elephant no Lollapalooza Brasil evidenciou uma patologia que toma conta da grande parte de nossa mídia: estamos sendo ultrapassados (atropelados) pela velocidade de consumo. Há alguns anos atrás, os críticos eram os grandes responsáveis – e muitas vezes culpados - pela apresentação e/ou estouro de certas bandas aqui no Brasil. Com o crescimento voraz da internet, e a proliferação desordenada - e até mesmo nefasta - da música, a obrigação mudou de lado. Esse novo modelo de busca no público ao que de fato possa ser consumido, não agrada aos mais antigos. Mas a realidade é essa.


DESVENDANDO...

O tal envolvimento do Cage The Elephant com Dave Grohl começou em 2010, quando o grupo abriu os primeiros shows de lançamento do disco Wasting Light, do Foo Fighters. Depois disso, aconteceram as fatídicas apresentações da banda com Dave na bateria – substituindo Jared Champion, que foi acometido por uma apendicite aguda. Esses shows aconteceram em outubro do ano passado, e você pode conferir aqui o vídeo:




É difícil acreditar, mas o Cage The Elephant já caminha para o terceiro álbum - de acordo com a banda, eles já possuem material suficiente para entrar em estúdio até o final desse ano. O grupo tem em sua formação os irmãos Matt Schultz(vocalista) e Brad Schultz (guitarrista), Jared Champion (baterista), Daniel Tichenor (baixista) e Lincoln Parish (guitarrista). O primeiro disco (homônimo) foi lançado em 2008, e possui um repertório enérgico e juvenil - lembra um pouco The Hives. Músicas como “In One Ear” e “Free Love” se destacam pela sonoridade guitarreira e vocal enlouquecido. O disco não chegou a fazer sucesso nos Estados Unidos, mas a faixa “Back Against The Wall” ganhou certa popularidade. O dinamismo do primeiro trabalho deu lugar a uma atmosfera mais retrô – definida por muitos como noventista – com o lançamento de Thank You, Happy Birthday (2010).





O grupo que transpirava energia, reconfigurou sua proposta e acertou a mão: “Thank You, Happy Birthday” vendeu 40 mil cópias na primeira semana, e alcançou o segundo lugar das paradas. O álbum traz uma banda mais madura, que dosa barulho e se aventura em outras sonoridades sem perder a direção. Se ouvidas de forma desatenta, faixas como “Always Something” ou “Flow”, colocam em dúvida o fato, de realmente se tratar da mesma banda de dois anos atrás. Um dos grandes destaques do álbum é a música “Aberdeen”, que faz uma espécie de tributo ao Nirvana – notem que a levada remete ao hino “Smells Like Teen Spirit”. Aberdeen também é nome da cidade em que Kurt Cobain nasceu. Aproveitando-se da fama de “bons de palco”, o Cage The Elephant lançou esse ano o DVD “Live From The Vic In Chicago”, que conta com uma versão de “Psycho Killer” dos Talking Heads.





O SHOW

O relógio batia 15h quando o quinteto subiu ao palco Butantã para dar início ao seu show. Abrindo com excelente "In One Ear" - do primeiro disco -, o microfone, que falhava prematuramente, não foi capaz de tirar o grupo do trilho. Aliás, o som do palco não era dos melhores – volume baixo, guitarras quase inaudíveis, e ouviam-se também alguns estalos. Eleito pela "tietagem adolescente” como o galãzinho do festival, Matt Schultz foi um dos grandes destaques do evento. Incansável e completamente alucinado, ele demorou apenas cinco minutos para se jogar do stage, e mergulhar no mar de cabeças que se espremia no gargarejo. Observados por Dave Grohl – que assistia apresentação da lateral do palco -, o grupo apostou num set list mais recente, e ouviu o público cantar em coro as músicas “Shake Me Down” e “Aberdeen”. No fim da apresentação, com mais um mosh pit, Matt buscou uma bandeira do Brasil que estava no meio da galera, e voltou andando por cima dos fãs. Infelizmente o horário do show impediu que muita gente pudesse ter a chance de conferir e conhecer o som da banda. Mesmo assim, saíram como a grande revelação do Lollapalooza Brasil.


Setlist:

1-In One Ear / 2-2024 / 3-Aberdeen / 4-Tiny Little Robots / 5-Lotus / 6-Around My Head / 7-Japanese Buffalo / 8-Back Against The Wall / 9-Flow / 10-Indy Kids / 11-Sell Yourself / 12-Ain't No Rest / 13-Shake Me Down / 14-Sabretooth Tiger


 


 
 Links relacionados 
· Mais sobre Rock Press
· Notícias por admin


As notícias mais lidas sobre Rock Press:
Tudo que você queria saber sobre o U2


 Opções 

 Imprimir Imprimir


Tópicos relacionados


Desculpe, comentários não estão disponíveis para esta notícia.

Todos os Direitos Reservados Portal Rock Press ©

PHP-Nuke Copyright © 2005 by Francisco Burzi. This is free software, and you may redistribute it under the GPL. PHP-Nuke comes with absolutely no warranty, for details, see the license.