Bem vindo a portal rock press 21 anos!
  Olá Anônimo!
Busca  
filmes: Breaking Brazilian Bones in Europe Tour
Segunda-feira, 4 de Outubro de 2010 (20:39:45)

 

A história da fatídica tour realizada pelas bandas Merda e Leptospirore na Europa que quase acabou, literalmente, em merda. 



 


BREAKING BRAZILIAN BONES IN EUROPE TOUR
(DVD, Läjä Rekords)

 
Por Márcio Sno


Quem está metido no rock independente deve saber bem da história da fatídica tour realizada pelas bandas Merda e Leptospirore na Europa que quase acabou, literalmente, em merda. Essa história já havia sido registrada no livro Guitarra e Ossos Quebrados, de Quique Brown (vocalista do Leptospirose), em que ele conta alguns dos momentos mais marcantes da tour até o acidente que os levou de volta pra casa mais cedo e a emoção de estar em casa quase inteiro.

Quando abri a caixinha do DVD, já fiquei nervoso pois parecia que a mídia estava quebrada. Ao verificar que apenas se passava de uma ilusão de ótica, percebi que todo esse visual viria a combinar com o conteúdo do material audiovisual.

O filme começa com cenas da estrada que abreviou a tour: imagem meio embaçada, meio que garoando. São alguns segundos de contemplação que chega até a incomodar, mas tudo fica meio caótico quando aparecem os caracteres dizendo que dali a 8 minutos o carro iria bater. É chocante, mesmo sendo uma cena simples.

No filme, tem vários vai-e-volta, com cenas de durante, antes e depois da tour. Encontram nesse caminho Iggor Cavalera, que desejava boa viagem para os meninos e depois Leonardo Panço, guitarrista do Jason e antigo colaborador do Portal Rock Press, falando do squat que sofria ameaças de ser desocupado. Quem também aparece é Paulista, que toca bateria no Merda, mas que não pôde ir à tour, que relata o sentimento de receber a notícia do acidente e quando reviu os amigos em carne e osso (quebrado).

Diversos momentos foram registrados, sem se preocupar em dividí-los em bons ou ruins, como uma das priemiras cenas em que Quique tenta desentupir uma privada entupida, ou da refeição coletiva que um aspecto tão estranho, que tornava a aparência dos meninos como a de príncipes trazidos de contos de fadas, os shows em lugares mais complexos, além, é claro dos momentos agonizantes do acidente da van e dentro do hospital, onde não hesitaram em zoar de toda aquela situação.

No decorrer do documentário, é notável perceber que atrás de toda a desgraceira do som e a podridão dos integrantes, eles mantém os vários laços familiares que deixaram no Brasil, com destaque Quique, que deixou filho e esposa grávida do segundo filho e Mozine sentido saudades da namorada. Sim, ha espaço para o amor no rock sujo e manco.

A tour, anteriormente batizada de Spreading Brazilian Diseases in Europe Tour, foi oficialmente batizada sabiamente por Ricardo Tibiu (que prefaciou o livro) por Breaking Brazilian Bones in Europe Tour, que deu nome a esse DVD, apesar de curta, ajuda também a mostrar um pouco de como é que acontece a cena underground europeia e denuncia que não é muito diferente daqui (a receptividade e espaços improvisados para tocar) e seve para encorajar (ou não) quem pretende fazer algo parecido em países bem diferentes do nosso.

Apesar de ser um material muito bacana, ele necessita da leitura de “Guitarra e Ossos Quebrados”, que tem mais detalhes e o filme funciona como um complemento ao que foi lido. Não sei se isso foi uma jogada de marketing do famigerado empresário e presidente da Läjä, Fabio Mozine, mas o livro e DVD deveriam ser vendidos juntos. Uma boa dica, caso queiram lançar esse material em uma caixa especial. E se isso acontecer, torço para não esquecerem  de incluir bônus no DVD com fotos e cartazes dos shows dessa tour, que faltou nesse lançamento.

Muito bacana esse tipo de registro, que muitas bandas estão utilizando para contar as suas histórias, que deixa a gente que está longe ou que não tem mais pernas para acompanhar, de um pouco que rola no undeground por todos os cantos do mundo. E os independentes estão saindo na frente nesse seguimento, ao invés de apenas registar shows para passar nos aparelhos de DVD dos carros. Estamos na frente. Bem na frente.

http://www.laja.com.br


 
 Links relacionados 
· Mais sobre Rock Press
· Notícias por claudia


As notícias mais lidas sobre Rock Press:
Tudo que você queria saber sobre o U2


 Opções 

 Imprimir Imprimir


Tópicos relacionados


Desculpe, comentários não estão disponíveis para esta notícia.

Todos os Direitos Reservados Portal Rock Press ©

PHP-Nuke Copyright © 2005 by Francisco Burzi. This is free software, and you may redistribute it under the GPL. PHP-Nuke comes with absolutely no warranty, for details, see the license.