Bem vindo a portal rock press 21 anos!
  Olá Anônimo!
Busca  
filmes: We Jam Econo: A História Do Minutemen
Quarta-feira, 14 de Julho de 2010 (18:21:41)



We Jam Econo: A História Do Minutemen - Um documentário sobre a banda punk do início dos anos 80 Minutemen



 

 



 + filmes rock

WE JAM ECONO: A HISTÓRIA DO MINUTEMEN (2005)



O Minutemen era uma banda de rock de San Pedro, Califórnia. Através de entrevistas com os integrantes Mike Watt (baixo) e George Hurley (bateria), a história da banda é revelada. Comentários de outros participantes como Flea, Greg Ginn e Henry Rollins, iluminam o lugar da banda na cena musical do sudeste da Califórnia e sua contribuição para a música. Filmagens do show e de uma antiga entrevista mostram Watt, Hurley e o ex-vocalista/guitarrista D. Boon, morto em um acidente de carro em 1985.
 
Talvez a melhor coisa desse documentário, seja o fato dele apresentar uma visão profunda e ampla desse grande assunto, que terá um apelo substancial tanto para o fã mais antigo do Minutemen, quanto para os que nunca ouviram falar deles ou sequer conhecem sua música. Para aqueles que gostam da música de D. Boon, Mike Watt e George Hurley há anos, uma parte do conteúdo será familiar, mas a história tem uma vitalidade e um poder jovem quando é contada pelos próprios integrantes da banda – tanto em entrevistas de arquivo quanto em vídeos atuais dos integrantes remanescentes.

Desejo muito que esse filme ou algo que já está por aqui há 20 anos desde o Minutemen, por toda sua mágica e virtudes consideráveis, não tenha somente um sabor apurado, mas sim, um de difícil distinção. Na medida em que se tornam o foco de muitas das declarações de seus contemporâneos, eles teimosamente emperram como uma constante única e excêntrica na (rapidamente paralisada) cena punk de L.A. Nesse mundo de desajustados que desejam rapidamente alguma semelhança na segurança e solidariedade, o Minutemen insistiu em seguir seus próprios ídolos, criando não somente seu próprio estilo de música, mas sua própria forma de trabalhar, sua própria linguagem e – o mais importante – sua própria visão profundamente pessoal do mundo (e ainda bastante política). 

Por causa da rejeição ao formato rápido e de três acordes do punk e todos seus acessórios (letras e atitudes simples e anti-autoritárias, roupas rasgadas, a imagem de cara fechada), o Minutemen nunca deu para seu público uma posição segura sobre sua música. Ao invés disso, faziam cuidadosas, sensíveis e repetidas audições, para enxergarem o espírito humano  por detrás da música, para apreciar o fervor revolucionário e o humor de auto-censura de sua perspectiva. É difícil esquecer depois de 20 anos de adoração, como foi difícil e como demorou para realmente apreciá-los, mas esse filme fará um trabalho menos doloroso para novos fãs em potencial, já que os caras e seus amigos mais próximos, podem contar a história e organizarem o disco direito.  Como o próprio Watt reflete num momento, muitas coisas que eles fizeram foram bastante incompreendidas na época, e é por isso que havia (e há) uma necessidade latente por um filme como esse – nos permite a finalmente darmos uma olhada clara nos primeiros trabalhos de uma banda única e inteligente. 

Isso nos leva à uma outra razão pela qual é tão maravilhoso, até mesmo para aqueles que não conhecem o Minutemen ou para aqueles que não podem ou não querem apreciar da música – existe uma história muito bacana no coração desse filme, o conto de uma amizade rara e criativa, separada por uma perda sem sentido que é suavizada pela maneira corajosa e inspiradora na qual Watt em particular, continuou a acenar a bandeira da honestidade e da verdade simplista. A separação prematura de D. Boon se fez significativa também pela reverência óbvia e pelo respeito mostrado por tantos de seus contemporâneos, pela influência espiritual clara que ele exerceu em tantos músicos. Embora longe, sua música e seu espírito permanecem, tão perfeitamente capturados nesse adorável documentário. 



 
 Links relacionados 
· Mais sobre Rock Press
· Notícias por claudia


As notícias mais lidas sobre Rock Press:
Tudo que você queria saber sobre o U2


 Opções 

 Imprimir Imprimir


Tópicos relacionados


Desculpe, comentários não estão disponíveis para esta notícia.

Todos os Direitos Reservados Portal Rock Press ©

PHP-Nuke Copyright © 2005 by Francisco Burzi. This is free software, and you may redistribute it under the GPL. PHP-Nuke comes with absolutely no warranty, for details, see the license.