Bem vindo a portal rock press 21 anos!
  Olá Anônimo!
Busca  
rip: RIP Daniel Garcia, Snooze
Quinta-feira, 15 de Abril de 2010 (22:26:11)

 

Não consigo evitar a lembrança de que, em menos de um ano, Daniel Garcia, ex- Snooze, é o terceiro nome da cena independente dos anos 90 que nos deixa. Em maio de 2009 morreu Fábio L., do Second Come, e em junho de 2009 faleceu Carlos Véio, do Concreteness.



 

 



+ snooze

RIP DANIEL GARCIA

Um relato pessoal


Por Marcelo Viegas


Minha relação com a banda sergipana Snooze é notória. Conheço esses cabras há pelo menos 15 anos, desde a época da primeira demo-tape, aquela dos olhos cansados. Escrevi sobre eles em zines e revistas, coloquei músicas deles nas coletâneas 100trifuga e 100% Stereo, lancei dois discos (Waking Up...Waking Down e Let My Head Blow Up) pela sHort, organizei a primeira tour em SP, etc. Parceria forte. Eles sempre fizeram por merecer.

De entusiasta passei a amigo. Foi em dezembro de 1997, depois de uma longa viagem de ônibus, que finalmente conheci pessoalmente meu brother Rafael Jr, que me esperava na rodoviária da cidade. Tive o privilégio de assistir um show do Snooze pela primeira vez em Aracaju, terra natal dos caras. Foi a primeira de muitas visitas à capital sergipana. Sempre fui recebido de braços abertos, assim como meus amigos que viajaram comigo. Fiz muitos amigos por lá, e essas amizades permanecem até hoje.

Daniel Garcia, o guitarrista da formação original, sempre se mostrou o mais “na dele” dos três. Inclusive mais reservado do que o tímido Fabinho. Seu jeito tranquilo também o acompanhava no palco. Sem firulas ou exibicionismo, Daniel deixava que a música falasse mais alto. E ela falava. Suas guitarras ora limpas, ora no limite da distorção, estão eternizadas no primeiro álbum da banda. Tenho muito orgulho de ter lançado esse disco.

O primeiro show do Snooze em SP, no extinto Planeta Rock, em SBC, aconteceu numa fria noite de outubro de 1998. Era o lançamento do “Waking Up...Waking Down” no Sul maravilha. Acostumado com o calor do Sergipe, Daniel cometeu o erro de vir à Sampa sem uma blusa na mala. Batendo os dentes, me pediu uma emprestada. É com essa blusa que ele aparece nas fotos p&b desse show, feitas pelo então principiante Marcelo Ribeiro.

Algum tempo depois, Daniel mudou para Campinas (SP) para estudar e, assim, encerrou sua história como guitarrista do Snooze. Mas sua voz, guitarra e letras estão lá, nos primeiros registros da banda, ad infinitum.

Por conta desse meu histórico com o Snooze, foi com muita tristeza que recebi a notícia do seu falecimento. Não consigo evitar a lembrança que, em menos de um ano, Daniel é o terceiro nome da cena independente dos anos 90 que nos deixa. Em maio de 2009 morreu Fábio L., do Second Come, e em junho de 2009 faleceu Carlos Véio, do Concreteness.

Nossa geração, que sedimentou o terreno da cena indie nacional, começa a perder alguns nomes que participaram desse processo. Assim, aqui fica a minha lembrança e homenagem, para que essas pessoas e histórias não caiam no esquecimento.

RIP, Daniel Snoozer!



“You should overcome your past / leaving bad memories / you must lift your head / after all, you´re still alive here”

[trecho da música “overcoming (bad memories)”, letra de Daniel Garcia)



Fonte: http://zinismo.blogspot.com/

http://www.snooze.com.br/


 
 Links relacionados 
· Mais sobre Rock Press
· Notícias por claudia


As notícias mais lidas sobre Rock Press:
Tudo que você queria saber sobre o U2


 Opções 

 Imprimir Imprimir


Tópicos relacionados


Desculpe, comentários não estão disponíveis para esta notícia.

Todos os Direitos Reservados Portal Rock Press ©

PHP-Nuke Copyright © 2005 by Francisco Burzi. This is free software, and you may redistribute it under the GPL. PHP-Nuke comes with absolutely no warranty, for details, see the license.