Bem vindo a portal rock press 21 anos!
  Olá Anônimo!
Busca  
discos básicos: Toxicity, System Of A Down
Domingo, 1 de Novembro de 2009 (21:38:49)



No início da década, o mundo caiu de joelhos para o System Of A Down. A acidez de suas letras - cujo alvo principal era o governo americano - mesclada ao ecletismo desenfreado de sua música fez deles a maior novidade do rock pesado nos últimos dez anos.









SYSTEM OF A DOWN
Toxicity
(2001)


Por Bruno Eduardo


Lógico que a qualidade dos músicos não pode ser desconsiderada mas a atitude da banda foi o diferencial para o grande estouro. A forma descolada de ser, junto com o sarcasmo espiritual de sua imagem/música, os transformou numa referência para uma juventude “mais esperta”.


Coincidentemente, Toxicity virou febre no mesmo período em que aconteceram os ataques ao World Trace Center em 2001. Com isso, várias rádios americanas se recusaram a tocar a faixa "Chop Suey", que foi o carro-chefe desse álbum. Juntando violões com muita pancadaria, essa música teve seu video clipe rodado à exaustão em todo planeta.


"Eles estão tentando construir uma prisão", cochicha Serj Tankian nos primeiros segundos de "Prison Song", que é uma espécie de hit combo pesado e alucinante, fazendo críticas ao sistema carcerário americano e todo a questão das drogas nas ruas. Só daí já dava para se ter uma noção da "bomba" que era Toxicity.


O som dos caras soava meio que como uma mistura de um Mr.Bungle com Slayer. E tudo funcionava pois na linha de frente havia um cantor fenomenal. A voz de Serj Tankian se tornou uma espécie de marca registrada da banda. E na parte instrumental, o grupo fazia a liquidificação com extrema perfeição.


Noise esquizofrênicas como "Psycho", "ATWA" ou "Needles" eram ainda a melhor definição da proposta maior do System Of A Down em Toxicity. E "Aerials", que invadiu as rádios em todo o mundo, trazia uma banda de rock pesado mais convencional. E mesmo assim com personalidade.


Alavancado pelo excelente video de "Toxicity", o disco vendeu cerca de 7 milhões de cópias no mundo inteiro. Ele estreou na primeira posição da Billboard e entrou na lista do GRAMMY em 2001.


Se tudo isso bastasse, a banda ainda lançou uma versão de Toxicity com um DVD bônus que, além de trazer os clipes manjados, ainda vinha com algumas versões ao vivo da tour Pledge of Alligeance.


O System Of A Down se tornou um marco após Toxicity. Eles viraram modinha entre roqueirinhos, mesmo assim não perderam a postura. A banda ganhou fama mundial e se tornou fácil aos ouvintes. Mas a expressividade do álbum é algo bem acima dos holofotes.


Isso, sim, é a tão procurada atitude.



1."Prison Song" (Malakian) - 3:21
2."Needles" (Tankian, Malakian) - 3:13
3."Deer Dance" (Malakian) - 2:55
4."Jet Pilot" (Odadjian, Malakian) - 2:06
5."X" (Malakian) - 1:58
6."Chop Suey!" (Malakian) - 3:32
7."Bounce" (Malakian, Odadjian) - 1:54
8."Forest" (Malakian) - 4:00
9."ATWA" (Malakian) - 2:56
10."Science" (Malakian) - 2:43
11."Shimmy" (Tankian) - 1:51
12."Toxicity" (Malakian, Odadjian) - 3:39
13."Psycho" (Malakian) - 3:45
14."Aerials" (Malakian) - 4:01
15."Arto" (faixa escondida) - 2:17





 
 Links relacionados 
· Mais sobre Rock Press
· Notícias por claudia


As notícias mais lidas sobre Rock Press:
Tudo que você queria saber sobre o U2


 Opções 

 Imprimir Imprimir


Tópicos relacionados


Desculpe, comentários não estão disponíveis para esta notícia.

Todos os Direitos Reservados Portal Rock Press ©

PHP-Nuke Copyright © 2005 by Francisco Burzi. This is free software, and you may redistribute it under the GPL. PHP-Nuke comes with absolutely no warranty, for details, see the license.