Bem vindo a portal rock press 21 anos!
  Olá Anônimo!
Busca  
discos básicos: The Slider, T.Rex
Sábado, 2 de Dezembro de 2006 (18:28:09)



O rock havia se tornado uma arena progressiva, na qual músicos de formação clássica se agrupavam em super-bandas nas quais a diversão parecia ser secundária, tamanho o misticismo e a atitude reverencial com que tocavam. Algumas pessoas começaram uma pequena insurreição, pregando a volta da diversão à música pop. Surgia o glam rock.





The Slider - T.Rex (1972)

Carlos Eduardo Lima


Marc Bolan era um sujeito simples, desbundado na Swingin’ London, no ano de 1967. Guitarrista de formação mod, o rapaz integrou um obscuro grupo, chamado John’s Children um ano depois. No fim de 1968, Bolan conheceu o multi-instrumentista Steve Peregrine Took, com o qual formou um duo, chamado Tyranossaurus Rex. A princípio as músicas da dupla eram calcadas no padrão lisérgico de música, ou seja, psicodelia oriental, aliada a um instrumental de gnomos, com muita flauta e coisas assim.


Gravaram várias vezes na BBC, sob a tutela do produtor e radialista John Peel, conhecido de Bolan e principal incentivador da carreira do grupo. Chegaram a registrar quatro discos com este estilo musical. Mas Bolan não era um gnomo. Era fã de tudo que vinha dos longínquos Estados Unidos, desde a música até coisas como Cadillacs, hamburguers, futebol americano e coisas ianques por natureza.


Em 1970, Bolan se desentendeu com Took e arregimentou Mick Finn para compor. Abreviaram o nome da banda para T.Rex e gravaram um disco homônimo em dezembro daquele ano. Tudo havia mudado. O som estava pontuado por guitarras, em composições híbridas de boogie, rhythm’n’blues e hard rock, com nítida influência dos longínqüos anos 50, principalmente de gente como Chuck Berry e Little Richard.


Um ano depois, lançaram o disco Electric Warrior e conquistaram as Ilhas Britânicas. Aquilo era absolutamente novo. Bolan apresentava-se coberto de maquiagem, emplastrado de purpurinas, paetês e brilhantina, com casacos de penas cor de rosa ou coletes de couro púrpura. Uma espécie de fusão entre o cósmico e os cosméticos, valorizando a imagem de deboche para com a seriedade musical reinante, numa forma de teatralização da canção, coisa que David Bowie viu e levou adiante mundo afora. Mas a música estava longe de ser medíocre.


Em 1972, The Slider veio ao mundo. Bolan vinha com Bill Legend na bateria, Stevie Currie no baixo, Howard Kaylan e Mark Volmah (ex-Turtles) nos backing vocals, além dos vocais e da percussão de Finn. Sua guitarra adotava um estilo "psico-espacial", como diziam os jornais da época e seus vocais vinham mais incisivos que nunca.


Aqui estão hinos do glam rock, como "Telegram Sam", a faixa-título, "Metal Guru", onde o produtor Tony Visconti (responsável pela decolagem de Bowie) arranjou belíssimas cordas, além de inflexões quase heavy-metal em "Buick Mackane", que o Kiss deve ter ouvido à exaustão. O grande momento está na arrepiante "Ballrooms Of Mars", na qual Bolan vai fazendo críticas e homenagens a pessoas como John Lennon, Bob Dylan e Alan Freed (o responsável pelo sucesso de Chuck Berry).


A partir daí, o T.Rex constituiu uma carreira respeitável, em que alguns discos seguintes, como "Zinc Alloy" e "Light Of Love" chegaram quase ao nível de The Slider, consolidando o prestígio do grupo. Por toda parte via-se o estouro do glam rock, fosse com o início do Roxy Music ou com o lançamento de Ziggy Stardust e Transformer, por Bowie e Lou Reed, respectivamente, além do surgimento dos New York Dolls, do outro lado do Atlântico, responsáveis diretos pelo surgimento da estética punk.


Bolan não chegou a ver toda sua influência ser assimilada, indo para o espaço em um acidente automobilístico em setembro de 1977, numa estrada próxima a Londres, mas seu legado é visto/ouvido até hoje, seja nos chiliques de Marilyn Manson ou no som andrógino de bandas como Placebo. Superlativo.




 
 Links relacionados 
· Mais sobre Rock Press
· Notícias por claudia


As notícias mais lidas sobre Rock Press:
Tudo que você queria saber sobre o U2


 Opções 

 Imprimir Imprimir


Tópicos relacionados



Todos os Direitos Reservados Portal Rock Press ©

PHP-Nuke Copyright © 2005 by Francisco Burzi. This is free software, and you may redistribute it under the GPL. PHP-Nuke comes with absolutely no warranty, for details, see the license.